Biografia do Maestro Capitão Sílvio Lindo Pleno

O Maestro Capitão Sílvio Lindo Pleno nasceu em 16 de Junho de 1932, começando a estudar música com seu pai, apenas com seis anos de idade.

Depois de tirar o Curso Comercial em Coimbra, dedicou-se mais intensamente ao estudo da música e aos 19 anos ingressou na Banda Militar de Coimbra.

No curto espaço de 14 anos, fez o percurso de soldado músico até Alferes Chefe de Bandas Militares, sendo promovido a Capitão apenas com 38 anos de idade. Foi considerado o Maestro mais novo das Bandas Militares do nosso país.

Como executante fez parte de várias Bandas, Orquestras Sinfónicas e Ligeiras. Actuou em diversos programas de Rádio e Televisão.

Tem o Curso Superior de Composição do Conservatório Nacional e Curso de Maestro Director de Orquestras do Conservatório de Paris.

Além das bandas militares que dirigiu, o Maestro Sílvio Pleno dirigiu também a Orquestra Sinfónica do Teatro de S. Carlos em Lisboa, as Orquestras Sinfónica e Ligeira da Rádio Televisão Francesa, em Paris, e várias Orquestras ligeiras em espectáculos televisivos.

Como Compositor tem várias obras de estilo clássico e a maioria de estilo ligeiro, muitas delas gravadas em disco por artistas portugueses.

Foi professor de Composição, Acústica, História da Música e Instrumentos de Sopro em vários Estabelecimentos de Ensino, nomeadamente na Academia de Música de Luanda – Angola.

Presentemente encontra-se desligado das Bandas Militares onde teve uma actuação muito importante, no entanto continua ligado ao ensino da música.

Fundou em 1989 a Banda Juvenil do Município do Gavião, que é o cartão de visita da Câmara Municipal desta Vila.

Fez várias digressões artísticas pelo país e estrangeiro, onde obteve os maiores êxitos, especialmente em França, Holanda, Espanha e Canadá.

Foi vencedor dos Festivais da Canção de Luanda, em Angola e Pontevedra, em Espanha, respectivamente em 1967 e 1977.

À frente da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer do Sal, onde esteve 30 anos, conquistou o 2º. Prémio do Concurso Mundial de Música Amadora de KerKrada, na Holanda, no ano de 1981.

Actualmente é o maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Galveense – Galveias.